Curitiba em preto e branco
Eu gosto de enxergar a fotografia de rua como a minha conexão com o mundo real.
Nos dias atuais, estamos muito mal acostumados em “enxergar o mundo” através de uma tela, a ponto de não prestarmos mais atenção no mundo real. Vamos caminhar e nos locomover, mas não prestamos atenção no caminho, nas placas e em mais nada ao nosso redor.
Eu gosto de ir pra rua fotografar para me conectar comigo mesmo e claro com quem eu talvez deseje ser, mas além da minha auto-conexão, eu quero observar as coisas e principalmente as pessoas e tentar da melhor ou pior forma possível, me conectar com elas. E você só consegue se conectar com o mundo e com você mesmo, se começar a observar as pessoas, as coisas e tudo ao seu redor. Acredito que todo bom fotógrafo deve ser antes de tudo um grande observador.
É prestando atenção nas coisas, nos movimentos, nas pessoas, no tempo, nas sombras e em todos os detalhes que se faz uma fotografia de verdade. Observar tudo me faz um melhor fotógrafo e também uma pessoa melhor. A fotografia de rua é uma gigantesca escola sobre o viver, além de ser a melhor escola para fotografia.
Pra prestar mais atenção nas pessoas e em todos os detalhes que estarão à minha disposição, sempre que vou pra rua, gosto de fotografar quase tudo em preto e branco. Assim eu não preciso prestar atenção nas inúmeras cores que um dia tem, mas começo a prestar mais atenção nos inúmeros detalhes que a vida me proporciona enxergar. Fotografar em preto e branco não é só tirar as cores da jogada, mas prestar atenção no que realmente importa. Quando eu quero prestar atenção nas cores, as fotos serão coloridas, mas eu sempre quero prestar atenção nos detalhes e no que esses detalhes podem estar falando comigo e com quem verá minhas fotografias.
Eu amo as fotos coloridas dos táxis e ônibus de Curitiba, afinal são um clássico da nossa cidade. Mas quando eu desejo observar as pessoas e aprender mais sobre fotografia, eu gosto de ver e fotografar tudo em preto e branco. Assim eu consigo ver melhor as sombras, as expressões e claro, os detalhes. Preto e branco fala por si só e nos faz pensar muito mais sobre uma fotografia.
Abaixo um pequena seleção de algumas fotos que fiz em Curitiba antes de sair do Brasil.
Em breve vai rolar um projeto em Curitiba.
Aguardem. (: